segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Palavra é uma só! A Bíblia não é self sevice!

Setembro, mês dedicado à Bíblia no Brasil, e claro que ela tem um lugar todo especial para ela aqui no nosso blog, porque coitadinha, como ela sofre viu? Ela é incompreendida por muitos, tem gente que nem se aproxima dela, tem outros que não entendem o que ela diz, e agem como se estivessem obedecendo ela. Sem contar as agressões físicas como: ser jogada na gaveta, ficar exposta ao sol e a poeira sem que mexam nela, ou então, ser superaquecida embaixo de sovacos no alto verão. E você acha sua vida difícil...

Brincadeiras à parte, é bom termos em conta o valor da palavra de Deus e qual a fonte de toda interpretação: o Magistério da Igreja. Qualquer coisa fora desse critério, não é nem para ficar com um pé atrás, é para sair correndo mesmo. Pois no intuito de "cada um entende do seu jeito" é que começam as divisões (sabe Lutero?Pois é,começou assim) e vai se criando um "self service", ou seja, eu me sirvo da Bíblia do MEU jeito, como EU entendo. E sabemos que quando tiramos Deus e colocamos "eu" no centro, só dá porcaria.


Foi a Igreja que compilou a Sagrada Escritura, e São Jerônimo (Estridãoca. 347 - Belém30 de setembro de 420) foi quem a traduziu do grego antigo e hebraico para o latim. A Bíblia que está nas mãos do pastor protestante, ele precisa agradecer à Igreja, mesmo eles tendo tirado alguns trechos e até mesmo alguns alguns livros, pelo fato que estes somente tinham sua versão original no grego e não no hebraico, e eles descreditaram somente por causa do idioma,e não pelo contexto histórico. 


Por isso, muito cuidado com certas interpretações da Palavra, fora daquilo que cremos como católicos. Uma coisa é interpretar uma passagem em uma oração pessoal, pois Deus também fala para nós através das Escrituras, mas agora querer espalhar por aí como se fosse a grande verdade, é bem diferente. Assim como relativizar alguns fatos, como a multiplicação dos pães (Jo 6) e dizer que não houve milagre, só uma partilha legal entre o pessoal. Isso é HE-RE-SIA, é desconsiderar o que os Apóstolos viram e o magistério confirma até hoje. 

Vamos amar cada mais a Palavra de Deus, meditando e sobretudo, encarnando em nossas vidas!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário