quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Música secular = música do capeta??

Este é um daqueles tipos de questões que não haveria a necessidade de se trabalhar, se houvesse discernimento em todo mundo. Como sabemos que não é o caso até porque de doido todo mundo tem um pouco), uma vez ou outra surgem, principalmente no coração dos jovens ou de quem começou agora a participar da vida da Igreja a seguinte pergunta:

Posso ouvir músicas que não são da Igreja? Música "do mundo" me leva a pecar?

As respostas são respectivamente sim e depende. Sabemos que existem pessoas que podem querer me linchar por dizer isso, mas a verdade é que podemos escutar todo o tipo de música. Mas, para nós cristãos vale a máxima de São Paulo:

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" I Cor 6, 12

Ou seja, a Igreja não é uma tabuladora de regras que vai colocar leis infrutíferas goela abaixo dos seus fiéis. Mas ela nos convida a refletir, como neste caso:
Essa música fere a moral e a fé Católica?
Ela dignifica o ser humano?

Vários papas eram amantes da boa música, e não somente a sacra. João Paulo II amava músicas folclóricas, e nem todas eram relacionadas a Deus, e sim ao seu povo, ao amor,etc. Bento XVI tem um irmão que é um grande pianista, e ele também tem um grande conhecimento musical.

Ok, e o rock?

Lembro da polêmica que rodeava nosso Papa emérito quando foi lançado seu livro "Introdução ao espírito da Liturgia", obra escrita quando ainda era cardeal Ratzinger. Ele emitiu uma opinião acerca do estilo musical rock, e isso gerou uma tremenda confusão. Já quase declararam que o rock era proibido para os católicos!
Gente, aquela postura do então cardeal era apenas uma opinião, o que não transforma, pelo fato dele se tornar Pontífice, um dogma. Tem gente que gosta de peixe, outros não, agora se o Papa não gostar de peixe vamos deixar de fazer uma anchova na sexta feira? Claro que não!
Banda Cerimonya
O que ele salientou era a questão deste e outros estilo dentro da Liturgia, pois fere o Mistério do Sacrifício incruento de Cristo naquela situação. Ouvir num show, num grupo de oração (aí incluo a galera do Rosa de Saron, Cerimonya,etc) tá valendo. Rock (pagode, axé, valsa) secular, desde que entre lá naquela máxima que falamos acima, não há problema.

Para quem quer ler um pouco mais, recomendo a leitura da Carta de João Paulo II aos Artistas.Detalhe, é para TODOS os artistas!Leia aqui .

Deus abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário