sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O que é que eu vou fazer com essa tal castidade???

" A castidade é a menos popular das virtudes cristãs" C. S. Lewis

Quem leu essa frase de do autor de "As Crônicas de Nárnia" possivelmente deve ter balançado a cabeça, afinal de contas, conter as vontades do corpo é uma luta braba! E não adianta fazer de conta que a gente segura o tranco, tentar por nossas forças resistir, pois na primeira brisa (ou saia,ou decote,ou barriga "tanquinho"),pronto, caímos bonito!

Como foi dito lá por C.S., a caridade é uma virtude, um dom, uma graça. Vejamos o que nosso catecismo fala também desse dom:

§2345 A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo.

§2348 Todo batizado é chamado à castidade. O cristão "se vestiu de Cristo", modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade. 

Ou seja, se fomos chamados ( e muitos de nós confirmaram esse chamado no Crisma!) à castidade desde o batismo, que devemos fazer? Vivê-la!! É fácil? E quem disse que seria?

Eu lembro de um fato ótimo que um amigo me contou. Um outro amigo dele, tinha uma luta ferrenha contra os pensamentos quando olhava uma moça com roupas mais provocantes, até mesmo na Missa. E aí descontava esse "fogo" todo na masturbação, e claro, ele se sentia muito triste por ter pecado. Aí ele decidiu que quando fosse à Missa, ia entrar e sair de olhos fechados (para usar a máxima de que "o que os olhos não veem, o coração ( e outras partes) não sente). Era bizarro, mas ele conseguiu até a hora da Comunhão. Quando ele estava na fila, e abriu os olhos só para ver se já estava chegando a hora dele, o que havia na frente dele? Um mulherão com um vestido justo (meninos,se sosseguem,nada de parar aí onde eu sei que vocês estão!!!). Deu, ele deu a volta e não conseguiu comungar...

Como eu disse antes, não adianta tentar lutar sozinho, para ser casto, é preciso primeiro pedir a ajuda Daquele que é o Casto por excelência: Jesus Cristo. Conte com sua amizade na oração e com seu perdão, caso caia. E claro, recorra a Nossa Senhora, que é toda pura e vai te dar as "dicas" viver esta graça.

Mas como a castidade é uma virtude, e toda virtude precisa ser exercida (não, ela não cai do céu), é bom ficar atento a tudo aquilo que cheira a perigo. Músicas, filmes, novelas (que cada dia estão mais explícitas), lugares (casal que fica muito tempo sozinho, começa a achar chato só ficar no beijinho ou tirando cravo um do outro). E por aí vai. É não dar chance ao azar.

E se pensam que no momento em que casar, é um "libera geral" e o "Kama Sutra" será o livro de cabeceira do casal, enganam-se! O ato conjugal deve ser um momento de amor e alegria para o casal, e que seja digno do sacramento. Além da questão da fidelidade, que é primordial, também o casal deve estar aberto à vida, vivendo a paternidade responsável como a Doutrina da Igreja nos chama.

Se tiverem mais dúvidas a respeito desse assunto (e seeempre tem!) estamos aí para dar aquela força para caminharmos e vivermos na castidade.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário