sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Oração pela Síria: #tamujunto

Como vocês já devem saber, o santo padre convocou a todos os católicos, e convidou irmãos de outras religiões a se unirem em jejum e oração pela Síria, neste 07 de setembro. Aí vai a declaração dele:

"Convoco toda a Igreja para no dia 7 de setembro, véspera da Festa da Natividade de Maria, Rainha da Paz, uma jornada de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e também convido a unir-se nesta iniciativa, segundo o modo que considerarem mais oportuno, aos irmãos cristãos não católicos, aos pertencentes de outras religiões e aos homens de boa vontade."

Entenda o porquê:

Primeiro, além da Síria ser um país do Oriente Médio, ele é menor que o Uruguai e tem uma população igual a da Austrália inteira. Ela faz fronteira com Turquia, Iraque, Jordânia, Israel e Líbano. A guerra civil é um conflito entre o governo estabelecido, que desde 1971 está com a família Assad e os que querem tirá-los do poder, não por um extremismo religioso, pois esse não o caso do governo, mas sim por uma insatisfação da própria população com a falta de reformas políticas e econômicas prometidas há muito tempo. mas a revolta maior começou em 2011, quando crianças teriam sido mortas por picharem frases anti governo e seus culpados nunca foram punidos, e também depois que o povo começou a se manifestar, e o exército sírio reagiu atirando. E a onde de ataques entre os dois lados só veio a aumentar nos últimos dois anos,a ponto de chegar ao uso de armas químicas,matando cerca de 1400 pessoas,entre as quais,centenas de crianças.
A situações tomou proporções mundiais, e até os EUA estão tentando entrar na jogada. Por isso,se teme que mais famílias, mais crianças sejam atingidas por esta guerra. E nós, como chamados a ser instrumentos da paz do Senhor, precisamos fazer a nossa parte. Como estar lá não é possível para todos, nos unimos em oração.

E rezar adianta?

E como! A oração não é uma ação passiva, mas é nossa união com aqueles que sofrem pela intervenção divina. Nós cremos em um mundo sobrenatural, onde os anjos, os santos, Maria e o próprio Cristo estão lutando conosco para que a paz se estabeleça. Santa Teresinha, enclausurada no Carmelo, intercedeu por um assassino condenado à morte. Ela pediu a Deus que ele não morresse sem se converter. No jornal que noticiava e execução de Pranzini (o assassino), descreve que antes de morrer, ele pede um crucifixo para beijar. Teresinha viu neste ato um profundo arrependimento, e louvou a Deus por Sua infinita Misericórdia.

Como rezar? Como jejuar?

Pelo preceito, somos chamados a jejuar ou fazer abstinência de carne nas sextas feiras. Desta vez o  sábado dia 7. O jejum completo compreende pão e água até às 18 horas, somente para aqueles que sabem que terão condições. Há também a opção da abstinência de carne ou de algo que goste,e que não é necessário para sobreviver (tipo chocolate, refrigerante, facebook,ui!).
A oração, seja ela pessoal, comunitária, no terço, rosário e a Santa Missa, que neste dia
tenham como intenção especial os nossos irmãos da Síria. Você verá que dedicar este tempo para o outro vai ser bom primeiramente para você, e fará toda a diferença para os que sofrem.

#tamujunto na oração!!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário