quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Amor livre, amor bandido, amor romântico...Amor??

Todos os dias quando passo de ônibus por algumas casas, vejo alguns muros pichados (O ó da rebeldia inútil) com a frase "Amor sem posse". E a partir daí me lembrei de que a palavra "Amor" tem sido usada tanto nos últimos tempos, mas de um jeito tão tosco, que se eu fosse a a palavra, eu fugia.
Amor hoje é pretexto ( Eu fiz por amor,tá?), argumentação ( Se há amor, que mal tem?). E em nenhuma das frases, o sentido real sobressai. Na cultura do descartável, do provisório, usamos o amor para o nosso bel prazer, e no final não estamos... amando! E sabe por quê? Porque ainda acreditamos que o amor é um sentimento. E não é? Não, não é. E eu explico.
Vamos lá para a Primeira carta de São João: "Deus é Amor" (Jo 4,8). A frase que parece batidinha e cartaz de igreja protestante é o centro da nossa concepção de Amor. Aí já cai por terra o sentimento, pois
vemos que o Amor é uma Pessoa, o próprio Deus, e não há como ver o Amor sem ter o embasamento em Deus. Aí já estaria bem explicado, mas ainda tem mais.
Não bastasse o Amor ser, o Amor deseja fazer. Se torna Verbo, encarnado, conhecedor das alegrias e dores do ser humano. É o próprio Cristo, que ama se abaixando até a pior condição de pecador, sem nunca ter pecado, para que nós, dignos de toda condenação, fossemos libertados e novamente pudéssemos participar da comunhão da Trindade.
E aí também voltamos para a Palavra em 1Cor 13 (sim também tem na música "Monte Castelo" do Renato Russo). O amor é aquele que não se condiciona, e não espera recompensa. Pense em Deus e em Sua bondade constante, e a nossa ingratidão diária. Imagina se, por não recompensá-Lo na mesma medida ( o que nunca conseguiremos fazer), Ele cansasse, desistisse da gente. Para o próprio Deus isso é impossível, pois Ele é AMOR, e o Amor não cansa nem se cansa.
E como viver isso? Simplesmente amando. O Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova estava aconselhando um jovem que queria se separar de sua esposa,pois alegava que o amor havia acabado. O padre lhe disse:
- Sabe como você pode trazer de volta o amor que você tinha por sua esposa? Amando! Pois amar é um verbo,e só existe amor quando se ama.
Apesar do pleonasmo, a verdade é essa. Quer viver o Amor? Simplesmente ame, como diria a Beata Madre Teresa de Calcutá "até doer". Quando você estiver fazendo algo pelo outro, mesmo contra a vontade, mesmo sabendo que não será recompensado, aí é Amor. É fácil? Claro que não! Impossível? Se você decidir por este caminho, Jesus será seu companheiro de viagem,e para Ele, nada é impossível.
Deus nos conceda a graça de amar até o fim, e que a Virgem Maria, Mestra do Amor, nos conduza neste caminho.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário