terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vocação: A mensagem de Viktor Frankl



Pessoal, gostaria de recomendar uma leitura, não de somente este artigo que irei disponibilizar, mas de toda a obra de Viktor Frankl cujo artigo que estarei disponibilizando só é uma motivação para a leitura do mesmo. Viktor Fankl, diferente dos psicólogos hoje tão canonizados por todo o meio cientifico, como exemplo o próprio Freud, que colocava com grande ênfase motivações fisiológicas para os problemas da psique humana, como repressão sexual, por exemplo. Frankl descobriu, a custo de muita angustia e dor em um campo de concentração nazista, que o Ser Humano, mesmo em situações mais desesperadoras, é capaz de ser extremamente corajoso, bondoso e pode possuir toda a sorte de virtudes, sendo necessário apenas se apegar ao bem, que ele definiu como a vocação, o amor ao próximo, ou a sua amada, e o amor à Deus; ao contrário do que Freud mesmo dizia que, quando colocados em situações extremas, o ser humano perderia sua casca de espiritualidade e passaria a se comportar segundo sua própria natureza, como um bicho.
Principalmente para aqueles que querem desenvolver sua capacidade de relacionamento, ainda mais em sua profissão como na área da saúde ou das humanas em geral, conhecer a natureza humana e a ordem natural das coisas é extremamente importante. Compreender o ser humano também é compreender o sentido transcendente que as coisas possuem, é também compreender que todo o homem possui uma transparência que reflete o Bem Maior que é Deus, nosso Mestre, sem compreender isso estaremos perdidos no escuro, tendo como guia algozes.
Sempre quando eu recomendo leitura de algum autor não católico, como o caso de Frankl, que era judeu, eu recomendo ter sempre um filtro, mas devemos ao mesmo tempo lembrar que o Espírito da Verdade não se atém a fronteiras, mesmo essas fronteiras sendo santas, pois se não fosse assim seria impossível evangelizar um pagão, por exemplo. Deus distribuiu seus frutos de amor conforme a sua vontade e podemos coletá-los em fontes muitas vezes inesperadas, claro que a Igreja, como mãe, vai nos dizer o que podemos e o que não podemos confiar.

O Texto se chama “A mensagem de Viktor Frankl” de Olavo de Carvalho

Os Livros publicados de Viktor Frankl possuem tradução em português, que por sinal é boa, da Editora Paulus, que aparentemente é Católica, e possui edição sendo vendida na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário