segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Há 35 anos subia ao Sólio de Pedro João Paulo I

Era dia de sábado, milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, um dia que começou triste e terminou com sorrisos. Era a terceira votação daquele Conclave de agosto de 1978, depois de uma fumaça preta, veio a fumaça branca, e estava eleito, aos 65 anos, Dom Albino Cardeal Luciani, como Papa.
Brasão Pontifício de João Paulo I
Iohannes Paulus P.P.
Era final da manhã daquele 26 de agosto, quando a fumaça branca irrompeu o céu da Cidade do Vaticano anunciando uma grande alegria, depois da morte de Paulo VI, tínhamos um papa novamente. O Cardeal Felice apareceu no Balcão de São Pedro com a seguinte mensagem: 
Annuntio Vobis Gaudium Magnum;
HABEMUS PAPAM:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
Dominum Albinum
Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem LUCIANI
Qui sibi nomen imposuit Iohannes Paulus
A partir daí era só festa, em homenagem aos seus dois últimos predecessores, João XXIII e Paulo VI, os papas do Concílio Vaticano II, Luciani inovou e pela primeira vez teve um nome papal composto.
Foi papa até a sua morte em 28 de setembro de 1978, aos 33 dias de pontificado, dando lugar em 16 de outubro do mesmo ano ao Beato João Paulo II.

© Imagem: A Santa Sé - O Santo Padre- João Paulo I:  http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_i/index_po.htm Acesso em 26/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário