quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Quem fica não sai do lugar!

Eu comecei minha vida na Igreja graças a um grupo de jovens, e desde aquela época (que faz tempo!) até hoje, em que continuo próxima da juventude, uma das questões que ronda a cabeça da galera é a história do "ficar". E se não é no grupo (pra não pegar mal), é na balada (muitas vezes com quem é do grupo, baita coerência,não?).Também tem aquela amizade entre um rapaz e uma moça, que começa lindo,saudável, até que o abraço vai ficando cada dia mais intenso que uma hora você já não sabe quem é um quem é outro, ficam hoooooras a fio no celular um com o outro e ao invés de pararem com tudo, terem uma conversa séria sobre seus sentimentos e tomarem decisões firmes (ou seja,namora ou segue aquela amizade legal do início), ficam "ficando", andando em círculos. Sabe quem fica feliz nessa história? Apenas aquela carência momentânea,que não faz nem um nem outro crescerem. E já é hora de crescer gente!
Todo mundo sabe que o período da adolescência e da juventude os hormônios estão todos tentando achar o seu devido lugar. Como isso ainda não acontece, os sentimentos, desejos, vontades, ficam um pouco difíceis de compreender mesmo, é normal. Porém, não dá pra ficar justificando sempre os nossos atos colocando a culpa nos hormônios. Somos gente, não animais que são conduzidos por seus instintos. Vamos lembrar que o outro não é feito para satisfazer os nossos desejos, mas como imagem e semelhança de Deus, deve ser cuidado, respeitado (estando na igreja ou na balada,ok?). E São Paulo também nos anima nessa luta contra as tentações da carne:

Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. (I Coríntios 10, 13)

Então pessoal, vamos tentar dar um passo certo de cada vez! Um dia eu ouvi do Dunga (Canção Nova) que um santo matrimônio vem de um santo noivado, que é resultado de um santo namoro que surgiu graças a uma santa amizade. Já o "ficar" é só ali, aquele momento e????? Ás vezes até pode dar em namoro, mas ninguém é carro pra fazer test drive .

Para finalizar, nada como nosso querido Papa Francisco falando para que valorizemos e sejamos responsáveis pela dignidade do outro:

"Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável. Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos, ninguém é descartável" 25/07/2013, na Vila Manguinhos, Rio de Janeiro

E essa aqui é fenomenal:

"Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!" Discurso aos voluntários da JMJ 2013.

Sejam estes revolucionários do amor! Deus deu esta capacidade para vocês!

Que o Senhor nos dê a graça de vivermos amizades e namoros santos, com o olhar sempre no Eterno. 

Deus abençoe!


Um comentário: