sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vocação: suba nessa barca!

Conversando com um jovem logo após a Vigília da JMJ, entre os assuntos aleatórios que surgem mesmo depois de 9 km de caminhada, movidos a Polenguinho e torrada, entrou em pauta o assunto "vocação". O menino, bem jovem, disse: "acho que sou novo pra isso". Mas a resposta para esta questão ééééé...não! Muito pelo contrário, pois o chamado de Deus vem conosco desde antes de nascer "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses do seio de tua mãe, te santifiquei; às nações te dei por profeta."Jeremias 1,5

Buscar o tesouro escondido

Não somos frutos do acaso. Independente de como fomos concebidos, fomos criados por Deus primeiramente por que Ele é só amor, e nos deu o dom da vida por causa desse amor infinito. Mas também nascemos com um desígnio, não só para nos ocupar-nos em nascer e morrer, mas para de alguma forma, grande ou pequena, transformarmos o mundo que nos cerca, levando a ele o próprio Deus. Você é uma profecia de Deus!

E ao sermos sonhados e criados por Deus, já entrava "no pacote" aquilo que seríamos para que fossemos plenamente realizados. Nossa vocação faz parte da nossa identidade, e é através dela que serviremos bem aos outros e nos sentiremos completos. E isso não desmerece em nada a profissão a ser escolhida, porém muitas vezes nos preocupamos tanto naquilo que devemos fazer e não naquilo que devemos ser.

Matrimônio, sacerdócio, vida consagrada ou celibatária. Um desses tesouros está guardado no mais íntimo do seu ser, e como você vai encontrar? Cavando através da oração, dos sacramentos e conhecendo todas estas formas de vida. Um hora Deus dá aquele "estalo" que te conduz ao que você é chamado desde sempre. Não é algo repentino, mágico, mas um caminho de descobertas, e tendo Cristo como companheiro dessa trilha, não há perigo de se perder!

Por isso, não tenha medo de subir na barca da fé,  pois Deus está no comando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário