quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Metanoia?Que bicho é esse?

Fui buscar em dicionário on line o significado dessa palavra bonitinha para uns, esquisita para outros, mas cheia de sentido para qualquer um que quiser olhá-la um pouco mais de perto:
Metanoia:transformação de comportamentoou de carátermudança de pensar e sentir,
no caminho da perfeição
,
 conversão interior

Quando começamos uma caminhada de fé, percebemos já nos primeiros passos que alguns comportamentos que tínhamos antes já não "pegam bem" por que decidimos seguir Jesus Cristo. Até aí tudo bem, no início, principalmente depois de um retiro em que se chorou litros, saímos decidimos a sermos bem melhores,a rezar todos os dias, a não brigar com os pais, não bater no irmão, não "pegar" mais ninguém na balada, viver um namoro santo e por aí vai. O problema é que no meio do caminho já vai dando uma canseeeeeira...e é só bater uma brisa que a gente vai adiando a oração, justifica qualquer grito com a mãe e a voadora no irmão, acha que "um beijinho" não faz mal a ninguém, e nos vemos no direito de fazer o que quiser no namoro afinal, "se tem amor, né?" (esquecendo que o amor 'tudo suporta,tudo espera'). Quando vemos, estamos a quilômetros de Cristo.

Isso acontece com todo mundo que decide por Jesus, desde o tempo Dele. Um exemplo é Pedro, que segue Jesus, diz que nunca o deixaria e o que ele fez no dia em que seu Senhor foi preso? O negou três vezes. Mas depois que Jesus ressuscitou, ele foi redimido ao declarar mais três vezes o seu amor imperfeito.
Maria de Bethânia, era irmã de Lázaro. Ficou aos pés de Jesus enquanto Marta faxinava, viu seu irmão ser ressuscitado, e só foi realmente perceber a vida de pecado que ela vivia pouco antes da morte de Cristo, quando ela derrama o perfume aos pés Dele (é gente,não foi Maria Madalena quem fez isso, uma outra hora explico a exegese de João 12). E Tomé,que duvidou da Ressurreição de Jesus, e ao tocar em Suas chagas teve uma nova e forte experiência a ponto de dizer "meu Senhor e meu Deus!"?

Estas três personagens são exemplos da palavra citada lá em cima: Metanoia, uma nova conversão, novas posturas diante do Deus que é só Amor e quer que sejamos felizes. Mas nossa felicidade  só se encontra Nele, e naquilo que Ele nos chama a viver, não adianta procurar em outros lugares. Você pode encontrar muito prazer, mas que logo logo passa, e não sacia. Como nosso querido papa emérito Bento XVI já disse:
 "O mundo pode fazer muitas festas, mas só Deus dá a alegria"

Não dá para seguir Jesus Cristo sem fazer uma revisão de conceitos e ter uma mudança de mentalidade. E não se preocupe que isso não é alienação , mas sim escolher a melhor parte, que nada e ninguém pode lhe tirar. Por isso, nesta caminhada, leia estude, conheça esta rica e bela Igreja que o Senhor te deu para que você O encontre. E faça parte da geração que não pensa igual a todo mundo, mas que faz a diferença!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário